sábado, 14 de fevereiro de 2009

MAUBISSE

Numa altitude da ordem dos 1500 metros fica situada a atraente vila de Maubisse. Se tivermos em conta que Timor integra-se na zona intertropical, podemos considerar esta região, segundo a expressão Garrettiana, como um dos lugares privilegiados pela natureza. Airosa e sobranceira, parece orgulhar-se da sua posição e encontra-se sempre disposta a acolher todo e qualquer turista.O que há pois de atraente neste cantinho de Timor? A resposta autêntica é muito subjectiva. Para além do magnífico e raro panorama que ela nos oferece, quando o Astro-Rei desponta no horizonte num destes dias de claridade, ou quando se vislumbram os últimos clarões do crepúsculo que apavoram o ocidente, onde o mesmo Astro-Rei se vai esconder, há a considerar muitas outras graças e pormenores que encantam o mais simples ente humano.Sensibilizam-nos a harmonia de cores que podemos apreciar nas flores, nas nuvens e até em viventes como nas borboletas multicolores que, como embriagadas, pousam nos nectários das mesmas flores.O primitivo e rústico, como nalgum cenário vicentino, conjugam-se com o pitoresco. Facto curioso: Essa primitividade que se inflecte nos hábitos e se reflecte nos nativos parece avançar paralelamente com o que há de civilizado, que se evidencia entre nós e, vamos lá entre os comerciantes chinas se abstrairmos certas contingências.A sadia simplicidade de todo este conjunto é realçada pela suavidade do clima.

in Vollumus - 2º Número
10 de Junho de 1970

Mini-Notícias (Maio/1970)

* Em 4 de Maio a nossa Companhia prestou guarda de honra ao Sr. Governador da Província, que se deslocava para Ainaro, acompanhado do Sr. Comandante Militar e seus Oficiais às ordens, a fim de assistir às festas comemorativas da morte do D.Aleixo, herói nacional.


* Na noite de 13 de Maio elementos da nossa Companhia incorporaram-se na procissão,que se realizou em Maubisse, em honra de Nossa Senhora de Fátima.


*Os morangueiros começam a florir...

(Junho de 1970)

* Em 30 de Maio realizou-se nesta vila de Maubisse um grandioso baile. Houve muito optimismo, muita juventude e muita camaradagem. Até foi bem servido.


* Foi apoteótica a recepção que os maubissenses fizeram a Sua Exª. o Sr. Sub-secretário de Estado da Administração Ultramarina, no passado dia 2 de Junho.
A C.Caç. 2682 prestou a guarda de honra àquele ilustre membro do Governo, que após um requintado almoço em casa do Sr. Administrador Lúcio Encarnação, se dirigiu para Ainaro onde jantou e pernoitou, seguindo no dia imediato para Same. Três recepções em três "cidades" distintas, uma só forma de acolhimento- extraordinário.